Quem não conhece as técnicas de SEO chega a pensar que tudo isso é um bicho de sete cabeças, não é mesmo? Pois bem! Eu também pensava o mesmo antes de estudar e me colocar por dentro do assunto.
O SEO (Search Engine Optimization), também
conhecido como otimização de sites, é rapidamente definido como uma forma de
aumentar os acessos do seu site/blog através de um conjunto de técnicas e
estratégias que permitem que um site/blog melhore seu posicionamento nos
resultados orgânicos (gratuitos) dos mecanismos de busca, como Google e Bing.
O
próprio administrador ou desenvolvedor do site/blog deve utilizar
princípios de SEO em sua elaboração de forma a melhorar os aspectos de otimização interna que
contribuem para o posicionamento da página.
Como o SEO pode ajudar seu site/blog?
Ao iniciar uma campanha de otimização no seu site/blog,
você poderá perceber que a melhora no posicionamento para as palavras-chave do
seu negócio é diretamente proporcional à quantidade de acessos que vai receber,
além de gerar também maior visibilidade para a marca e um retorno em conversões
no site.
Existem diversos tipos de objetivo em um site. Para um e-commerce, o
principal é gerar vendas. Para um blog, é que seus visitantes leiam seus posts.
Então esses objetivos, que também chamamos de conversão, podem ser muito
variados, como vendas, cadastro, downloads ou até mesmo cliques em determinadas
partes do site. Independente da sua área de atuação e de seus objetivos, a
otimização de seu site/blog permitirá que chegue a ele um público segmentado de
acordo com suas expectativas.
Defina seu público-alvo
Por exemplo: se o seu negócio é vender livros usados, as palavras-chave
utilizadas na otimização não podem ser livros, best-sellers, ou lançamentos –
já que dessa forma atrairiam todo o público de livros. Você precisaria
trabalhar as palavras “livros usados”, “sebos”, “livros de segunda mão”, entre
outras. Dessa forma, restringiria o número de acessos ao site, mas iria atrair
um acesso mais qualificado, gerando uma experiência positiva tanto para sua
empresa quanto para os usuários que encontrariam o que realmente estavam
procurando.
Basicamente, o que define se a sua página estará ou não entre os
primeiros resultados de uma busca é a sua relevância para a palavra-chave
buscada. Portanto, o SEO trabalha, antes de tudo, a relevância de
seu site, seja para o usuário que o visita (otimização interna), seja para a comunidade digital em torno dele (otimização externa).
O algoritmo do Google
Como será então que o Google entende qual site é melhor que qual? É
simples, mas complexo: ele faz um cálculo gigantesco através de um algoritmo,
que é uma fórmula matemática. Ela possuiu dezenas de fatores. Existe uma estimativa
de que atualmente passam de 200 fatores. É algoritmo que calcula quais sites
seriam mais adequados para serem exibidas para determinadas buscas. Ele é o
responsável para quando alguém procura pato de borracha não
vir sites de borracharia.
Naturalmente, esse algoritmo é secreto, já que é a grande ferramenta da
empresa. Entretanto, alguns são divulgados pelo próprio Google, como a presença
de palavras-chave no título e no texto das páginas.
SEO ou Links Patrocinados?
Os links patrocinados (pagos) são uma forma mais fácil e rápida
de aparecer no topo dos resultados do Google, mas pode ser infinitamente mais
cara do que uma boa estratégia de SEO. Além disso, quando a campanha sai do ar,
o seu site some da primeira página dos buscadores instantaneamente, o que
contrasta com o caráter de continuidade que a prática de SEO possui.
Com links patrocinados, o número de visitas
do seu site aumenta rapidamente, mas isso não ocorre com a probabilidade de
conversão desse público. Isso porque em uma campanha de links patrocinados, um
site que vende brinquedos pode muito bem aparecer em primeiro para a busca
“diversão infantil”, se esta palavra estiver selecionada para um link
patrocinado.
E se o
usuário que busca não estiver com a intenção de comprar nada, apenas de
conhecer algumas brincadeiras para animar uma festa de criança, ocorre o que
chamamos de rejeição. O usuário entra no site e rapidamente verifica que ali
não existe o que ele procura.
Já com a prática de técnicas de SEO, o site só
aparecerá em primeiro para aquela palavra que ele for realmente relevante.
As chances de um usuário não encontrar o que procura diminuem. Logo, aqui temos
uma equação em que o número de visitas pode ser um pouco menor do que as
geradas pelos links patrocinados, mas o percentual de conversões aumenta
significativamente.
Portanto,
o trabalho de SEO está relacionado à credibilidade e relevância de
uma página ou um site.
Conclusão
Ter um site otimizado pelo SEO, é
tudo hoje em dia, então aconselho a estudar mais sobre a prática de técnicas de SEO para não ficar para trás nos rankings de
busca do Google ou Bing.
Abraços
Magali
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