Se escrever um artigo perfeito não é uma tarefa fácil,
imagine então escrever um artigo SOBRE como escrever um artigo!
Seguindo este guia o seu blog estará cheio de conteúdo
original, interessante e muito bem escrito.
Os Elementos Essenciais de Um Artigo Perfeito
Toda vez que alguém cria uma lista para algo “perfeito”,
sempre existirão coisas dentro (ou fora) dela que nem todos concordarão, mas
acreditamos que essa lista é um excelente ponto de partida para um grande blog
post. Para isso, o seu artigo precisa ter:
Título Eficiente
Início Poderoso
Organização Clara
Tamanho Ideal
Frases de Efeito
Título Eficiente
Segundo dados recentes, 80% dos visitantes de um blog vão
ler o título de um artigo, mas apenas 20% deles irão ler o mesmo artigo! Isso
significa que o título do seu artigo deve ser escolhido com muito cuidado, dada
a importância do mesmo – diz-se até mesmo que você deve investir metade do
tempo na criação do artigo e a outra metade na criação do título!
Mas o que faz um título ser eficiente? Segundo pesquisas
atuais, aqui estão algumas estratégias para se ter em mente ao criar o título
do seu artigo:
Listas com números (“10 Dicas Para Tirar Uma Foto Perfeita”)
Guias úteis (“Guia Passo-a-Passo Para Fazer o SEO do Seu
Site”)
Curiosidade (“Como Transformar Seu Site Em Uma Máquina de
Vendas!”)
Perguntas (“Não Sabe Como Promover Seu Negócio? Nós
Mostramos Como!”)
Outros fatores importantes no sucesso de um título são o seu
tamanho (o menor possível, mas dizendo o que precisa ser dito) e a surpresa que
ele promete (“Você Não Vai Acreditar No Que Descobrimos…”). De qualquer forma,
vale lembrar que, assim como qualquer outro elemento de um site, você sempre
deve testar coisas novas para saber o que funciona melhor no seu caso.
Início Poderoso
O título do artigo irá fazer com que o visitante clique e
abra o seu post, mas é o início dele que irá fazer com que a pessoa realmente
leia o artigo. Por causa disso, é preciso que você comece o seu artigo de forma
a prender a atenção do leitor logo de cara, a estratégia ideal pode ser
dividida em duas partes:
Comece com uma frase ou parágrafo curto;
Use uma história com a qual o leitor consegue se
identificar.
Você pode até mesmo iniciar o seu artigo com uma
história engraçada ou um fato curioso, algo que tenha acontecido com você e que
será interessante para os seus leitores. A ideia é escrever algo que faça os
seus leitores sentirem que eles possuem algo em comum com você – se isso der
certo, eles irão ler o seu artigo, pois agora é mais fácil de imaginar que você
tem algo de concreto a oferecer para eles.
Organização Clara
Pode soar estranho falar isso em um artigo que fala sobre
técnicas de redação, mas as pessoas não
gostam de ler na Internet! Embora isso possa não ser verdade para todos, a
grande maioria das pessoas não navega pela Internet para ler – nós queremos
informações, sim, mas sem o “esforço” da leitura.
Por causa disso, é preciso que você organize o seu conteúdo
de maneira que o leitor encontre com facilidade o que ele procura, caso
contrário o seu leitor irá perder o interesse e não irá ler todo o artigo.
E o que você pode fazer para ajudar o seu leitor?
Deixe claro, no início do texto, quais os tópicos que serão
cobertos
Divida o texto em seções (e subseções) específicas, para
destacar temas importantes
Use imagens que complementam o texto e ajudam a passar a sua
mensagem
Adicione tabelas e infográficos ao seu artigo, quando for
relevante
Crie listas para organizar itens importantes – como essa que
você está lendo!
Tamanho Ideal
Após criar um título chamativo, escrever uma introdução que
prende a atenção e organizar e formatar o texto corretamente, você já tem um
artigo quase perfeito – a única coisa que falta é decidir quanto conteúdo você
precisa.
A resposta certa é: ninguém sabe. Não existe uma regra que
diga que um artigo de um blog deva ter 300, 600 ou 1.200 palavras. Isso irá
depender do tipo de conteúdo que você quer compartilhar, o público-alvo que irá
ler o seu blog, etc. O que você deve ter em mente é que existe um tamanho ideal
de artigo para o seu blog. O seu trabalho, como blogueiro e editor do seu blog,
é descobrir qual é esse tamanho ideal e garantir que os seus artigos são
criados com esse “limite” em mente.
Também é preciso que você tenha em mente que cada tipo de
artigo tem um tamanho ideal.
E caso o seu artigo seja muito longo, pense na possibilidade
de dividi-lo em uma série de artigos – mas não abuse dessa receita. Embora
exista a possibilidade de escrever um post de 200 palavras, a maioria dos
artigos informativos serão maiores do que isso, e dividir um artigo de 600
palavras em três artigos menores irá apenas enraivecer e incomodar os seus leitores.
Frases de Efeito
Finalmente, você deve procurar inserir no seu artigo alguma
informação memorável, algo que o leitor irá se lembrar ao término do artigo.
Isso pode ser uma informação muito útil, surpreendente ou até mesmo polêmica –
algo que irá fazer com que o leitor decida compartilhar o post com a sua rede
de contatos.
Você se lembra de ter lido no parágrafo “Organização Clara”
que “as pessoas não gostam de ler na Internet?”
Tal informação é surpreendente, útil e até certo ponto,
polêmica. E por estar destacada em negrito, ela é reforçada como algo
importante dentro do conteúdo, o que ajuda o leitor a memorizá-la. E sabe o que
acontece quando nós nos deparamos com uma informação útil, surpreendente ou
polêmica?
Nós compartilhamos ela.
Não por coincidência, estas são as características dos
vídeos virais da Internet. Pense nisso: quantos vídeos do YouTube você já
compartilhou cujo conteúdo se encaixa em uma destas três características?
Nenhum comentário:
Postar um comentário